• banner-vestibular-FAJOB-2020-2
  • banner-VESTIBULAR2020-2-fafram
  • banner-vestibular-ffcl-2020-2
  • banner-comunicados
  • banner-forme-facil3








Imprimir

Fafram firma parceria para uso da plataforma Google For Education

Plataforma permitirá o acesso a ferramentas e ao ambiente digital de ensino, com espaço ilimitado em nuvem virtual

banner-googleCom o desafio de levar a educação a um novo patamar de qualidade, a Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) fechou uma parceria com o Google for Education.

A parceria com o Google, considerada a maior empresa de tecnologia do mundo, para a implantação da plataforma educacional colaborativa está sendo realizada através do curso de Sistemas de Informação da Fafram, com consultoria da empresa de tecnologia educacional Nuvem Mestra, uma das que representa o Google for Education no Brasil.

Alunos e docentes poderão acessar a plataforma através de contas individuais de e-mail, que permitirão o acesso a ferramentas e ao ambiente digital de ensino, com espaço ilimitado em nuvem virtual.

Como funciona a Google For Education


Para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da plataforma educacional, a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Lidiane A. Kanesiro, concedeu entrevista, onde ressaltou que a parceria é inovadora e coloca a Fafram em um patamar diferenciado, com a oferta de novas ferramentas tecnológicas.

“A Google for Education é uma ferramenta simples e poderosa que potencializa a relação entre professores e alunos, de colaboração e de aprendizagem e possibilita o acesso com finalidade pedagógica a diversos aplicativos”, observa.

“A plataforma traz diversos benefícios a aprendizagem, entre eles proporcionar aos alunos maior autonomia na construção do conhecimento, acesso a recursos/aplicativos que facilitam a aprendizagem e a oportunidade de ampliar suas possibilidades de pesquisa e criação, em um ambiente colaborativo e em contato com diversos conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar”, destaca a professora.

Conteúdo diversificado

Diversos conteúdos do universo Google também serão disponibilizados para docentes da instituição. “O que tornará as aulas mais dinâmicas. Além disso, os professores poderão guardar todo o seu material de forma segura em um espaço ilimitado e ainda terão a possibilidade de compartilhar materiais e experiências com professores de qualquer lugar do mundo”, ressalta.

O diretor da Fafram, Márcio Pereira, fala sobre a escolha pela Google for Education. “Optamos por essa plataforma por ser moderna e interativa, o que vai proporcionar uma interação e comunicação melhor com os nossos alunos, que são muito atualizados nas novas tecnologias”, afirma.

“Como a Fafram, desde a sua implantação, em julho de 1987, oferecia 100% dos conteúdos curriculares dos cinco cursos oferecidos atualmente de forma presencial e, devido à pandemia, passou a ofertá-los de maneira remota, essa nova plataforma vai permitir uma padronização dos procedimentos dos professores e colaboradores, proporcionando melhor atendimento aos alunos e contribuindo também para aprimorar a comunicação interna e com a comunidade”, declara o diretor.

Fafram realiza live beneficente para celebrar parceria

Para o lançamento da parceria entre a Fafram e a Google For Education, a instituição programou para a próxima quinta-feira, 30 de julho, uma live beneficente em seu canal no Youtube, a partir das 17h.

A transmissão, que também marcará a estreia do canal oficial da Fafram, contará com show da dupla Alex Viola & Caiio Silveira, além da participação remota de professores, coordenadores, alunos e comunidade.

Durante a live também haverá arrecadação de alimentos e produtos de limpeza e higiene, que serão destinados ao Abrigo de Idosos Comendador “Takayuki Maeda”, Apae, Grupo ASA e Rotary Club de Ituverava.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Formandos da Fafram recebem diplomas em esquema drive thru

Solenidade foi realizada no último dia 2 de julho, no Campus II da FE

banner-fafram-colacao-driveA Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, promoveu, dia 2 de julho, as solenidades de formatura das turmas de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária e de alguns estudantes do curso de Enfermagem.

Diferente do tradicional, a colação de grau foi realizada de duas formas: em esquema drive thru no Campus II da FE, e on-line, devido à pandemia do novo coronavírus.

Medicina Veterinária

O padrinho da 23ª turma de Medicina Veterinária, que recebeu o nome de “Prof. Dr. Fabrício Bernardo de Jesus Brasil”, foi o professor Dr. Silvio de Paula Mello, o paraninfo professor Msc. Luiz Roberto Pena de Andrade Jr. e a patrona, a professora Dra. Elzylene Léga.

Curso de Agronomia

A 58ª turma de Engenharia Agronômica, que recebeu o nome de “Professora Dra. Anice Garcia”, foi amadrinhada pela professora Dra. Letícia Ane Sizuki Nociti Dezem e teve como paraninfa, a professora Dra. Lívia Cordaro Galdiano Chicone. O patrono da turma foi o professor Dr. José Antônio de Souza Rossato Júnior.

Normas de segurança

O diretor da Fafram, Márcio Pereira fala sobre a importância da instituição formar novas turmas. “As colações de grau foram realizadas ao ar livre na Fafram, no sistema drive thru, obedecendo todas as normas de segurança e distanciamento, e os formandos e seus familiares puderam participar dentro de seus carros”, afirma.

“Esses novos profissionais já saem do curso inseridos no mercado de trabalho. Os formandos em Agronomia e Medicina Veterinária poderão atuar no segmento do agronegócio, contribuindo com a segurança alimentar, bem-estar animal e com a produção de alimentos para abastecer a população brasileira e do mundo”, observa o diretor.

“Já os profissionais de Enfermagem estão preparados e poderão auxiliar na frente de combate da pandemia de coronavírus que estamos enfrentando”, completa Márcio Pereira.

Presidente deseja sucesso aos formandos

O presidente da FE, o empresário César Luiz Mendonça parabeniza os formandos. “Em nome da Fundação Educacional de Ituverava parabenizo os formandos dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Enfermagem, da Fafram”, diz.

“Desejo sucesso aos novos profissionais, em suas carreiras e vidas pessoais, felicidades em suas formações de famílias e que sejam referências nacionais, pois esse é o objetivo da instituição, formar pessoas capazes de contribuir para o futuro da nação, do país e da humanidade”, afirma o presidente.

“Os enfermeiros auxiliando na área da saúde, os médicos veterinários cuidando do setor animal para a produção de proteína para alimentação do mundo e os agrônomos, sendo responsáveis pelo grande pilar mundial, que é a alimentação. Então, em nome de toda a diretoria da FE, agradeço o apoio de todos os professores que sempre lutaram, de acordo com a missão e preocupação em formar profissionais técnicos, éticos e capazes”, enfatiza;

“Que os formandos tenham a benção de Deus e que sejam profissionais considerados como referência. Contem com a Fafram e a Fundação Educacional de Ituverava em qualquer hora e situação, para apoiar e contribuir para o desenvolvimento de suas funções”, completa o presidente César Mendonça.

Alunos destaques

Durante a cerimônia também houve premiação dos alunos que obtiveram os melhores desempenhos acadêmicos em cada curso e em seus trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Os alunos dos curso de Agronomia e Medicina Veterinária que se destacaram foram Ana Flávia Casanova e Júlia Caputo. “Poder concluir um curso superior é motivo de felicidade. Esse era meu sonho e saber que consegui chegar até aqui, dando o meu melhor e levando comigo ótimas lembranças, já era motivo de muita felicidade e realização. Mas, concluir a faculdade e ser considerada a aluna com o melhor desempenho da turma, me faz sentir totalmente realizada, com a sensação de que tudo valeu a pena, nada foi perdido”, afirma Ana Flávia Casanova. “Todo esforço, dedicação, preocupação e, até mesmo, os erros foram fundamentais para que eu pudesse olhar para frente e soubesse que preciso prosseguir, continuar buscando conhecimento e novas experiências, para que isto reflita no meu trabalho futuramente”, diz. “Nesta nova fase, desejo colocar em prática tudo aquilo que aprendi e continuar aprendendo, buscando contribuir com todos aqueles que contarem com o meu trabalho. Quero crescer na área acadêmica e poder um dia também transmitir conhecimento a muitas outras pessoas. Sou muito grata a Fafram e a todo o corpo docente que me ajudaram a realizar este sonho. Obrigada”, completa Ana Flávia Casanova.

Melhores TCCs Os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso foram produzidos pelos estudantes Marcos Paulo Bocalon e Ariel Feiria Gomes, dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, respectivamente. “O tema que desenvolvi no meu TCC foi “Produtividade quali-quantitativa da cana-de-açúcar sob adubação organomineral” e o que mais me motivou a desenvolver esse tema foi a oportunidade de inovar e trabalhar uma nova forma de adubação com organomineral em uma das culturas de maior importância, como a cana-de-açúcar”, afirma Marcos Paulo.

O médico veterinário Ariel Feiria Gomes fala sobre o tema que escolheu para o seu TCC. “Escolhi Sistema de Climatização por aspersores na pré-ordenha para vacas girolando. Decidi abordar esse assunto porque vejo que a maioria das propriedades que produzem leite no Brasil são de pequenos produtores”, afirma. “E qualquer coisa estratégia para melhorar a pré-ordenha conseguimos fazer esse produtor ter um lucro a mais sem a necessidade de um investimento alto”, observa. “Então, por meio desse sistema conseguimos aumentar a produção de leite desses produtores e deixar suas vacas mais tranquilas, com um gasto muito baixo. Minha meta para o projeto foi ajudar produtores pequenos e melhorar o bem-estar dos animais, porque isso faz com que ele reproduza melhor, tenha melhor disposição, alimentação e transformação de energia”, enfatiza Ariel Feiria Gomes.

A nova médica veterinária Julia Caputo Pereira também fala sobre a conquista. “É uma honra receber esse reconhecimento da instituição onde me dediquei e absorvi as melhores experiências para minha vida. Fiquei muito feliz e espero as melhores coisas do universo, não só para minha carreira, como para todos da minha turma. Com os problemas atuais, a incerteza fica bem aflorada, mas devemos manter o pensamento positive e dar o nosso melhor”, afirma Julia Caputo Pereira.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Atenção Aluno Bolsista - Prorrogação do Prazo

banner aluno bolsista

A Fundação Educacional de Ituverava comunica que em cumprimento ao disposto na legislação em vigor (Lei Nº 12.101/09), o aluno bolsista deverá realizar o processo de renovação de Bolsa de estudo, que estará disponível para preenchimento no Aluno Online pelo site https://academico.feituverava.com.br , a partir 01/10/2019 para que seja reavaliada a situação socioeconômica.

Desta forma, os documentos deverão ser digitalizados e anexados ao processo de renovação conforme consta no site, até o dia 07/11/2019 (impreterivelmente).


Obs: É obrigatório apresentação dos documentos originais dos candidatos e membros do grupo familiar para a conferência, na Fundação Educacional, no Setor Comercial, no Campus l.


Relação de Documentos

Observação: Podem ser solicitados documentos que a comissão julgar necessário.


O não cumprimento da entrega do requerimento digitalizado no prazo estipulado implicará no cancelamento imediato da Bolsa de Estudo concedida na forma da Lei supracitada.

Imprimir

FFCL promove palestra razão do Setembro Amarelo

banner palestra setembro amarelo 2019

Os cursos de Letras e Pedagogia da FFCL promoveram nessa semana uma palestra sobre suicídio, em razão do Setembro Amarelo. A palestra “Você acredita na prevenção do suicídio?” foi proferida pela palestrante é Ana Lúcia Guilherme.

46d0f3ed 1e25 44f9 b462 3b2e95a0d7f5

a2127d31 024d 4402 befc d2a584ac0e92

Imprimir

Edital de Bolsas de Estudo - Segundo Semestre de 2020

banner-bolsas-2020-2

A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ituverava- FFCL, Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM e Fajob - Faculdade Sao Joaquim da Barra, por seu representante legal, no uso de suas atribuiyoes legais, toma publico o Edital para o Processo de Seletivo de Novos Boisistas - CEBAS, destinado a estudantes ingressantes no segundo semestre de 2020, da Educação Superior - (Modalidade Presencial), que possuam as condições previstas na Lei nº 12.101/2009, no Decreto n° 8.242/2014, na Portaria Normativa nº 15/2017, neste Edital e no Regulamento de Concessao de Bolsa da Fundação.

EDITAL COMPLETO

Imprimir

Liga acadêmica do AVC - Enfermagem FAFRAM

banner-liga-avc

A liga acadêmica do AVC, da faculdade Drº Francisco Maeda faz parte de um dos projetos acadêmicos dos alunos do 6º ciclo de Enfermagem: Layane Merly, Gabriela Rocha, Gustavo Ambrosio, Letícia Liberato, Pauliane Oliveira , Fernanda Gonçalves, Eder Lourenço, Mikaelle Ribeiro, Monique Carrijo , Josiane Vieira , Juliana Martins, tendo como coordenadora Andreza G. S. N. Maeda.

A liga tem o objetivo de promover uma série de ações de conscientização sobre os fatores de risco, prevenção e os impactos do AVC conhecido popularmente como derrame.

No dia da RESPONSABILIDADE SOCIAL 21 de Setembro a liga realizou orientações e palestra com foco na prevenção, promoção, identificação dos sintomas, tratamento e recuperação do AVC. Durante a apresentação trouxe a importante presença de duas pessoas que tiveram o AVC para dar seus depoimentos.

No dia 29 de Outubro é comemorado anualmente o dia mundial do AVC (World Stroke Day, em inglês). No dia 26 a Liga estará na Av. Drº Soares de Oliveira em frente ao Banco do Brasil às 08:30hs com o intuito de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção e importância da identificação dos sintomas da doença cerebral que mais mata no Brasil. Os alunos vão apresentar um aplicativo chamado “Riscômetro de AVC”, que avalia o risco individual de AVC, de acordo com esse aplicativo 8 em cada 10 são preveníveis, o mesmo foi votado 1º lugar na categoria APP para condições de saúde pelo “Top doctors”.

No mês de Outubro a programação da Liga segue ainda com apresentação de fantoches fazendo teatro com o tema AVC em escolas para alunos até a 5ª série, para as crianças reconhecerem os sintomas em um adulto e saber chamar o socorro. Além disso realizará palestra no Pronto Socorro da Santa Casa de Ituverava e no Ambulatório Médico de Especialidades, que atende 12 cidades da região.

Imprimir

Alunos do Curso de Sistemas de Informação visitam o Luiza Labs em Franca-SP

banner-visita-magalu

Os alunos do curso de Sistemas de Informação da FAFRAM e alunos do curso técnico da ETEC de Ituverava realizaram uma visita técnica ao Laboratório de Inovação do Magazine Luiza (Luiza Labs) na cidade de Franca-SP. Confira a seguir algumas fotos desse dia.

2d2e31e9-48f4-4647-a561-919b64fa6ea2

3f5cbe9e-7010-4202-9980-24e5b11f6440

4e633164-f354-4372-9495-8b789d879cb5

5e209c14-7b32-4749-90e1-a4927dcb042d

6e39b3d4-3b75-406a-a8e4-4704a7e297ff

7bc3532a-f5f9-4399-b02d-a7e0eaefdd1c

8f18390c-a86b-4fbe-929f-55f807c6886e

62f030d8-7f93-49a2-8ba8-420962da5718

71cf58dd-5322-4f85-abff-af7f198498eb

77d65411-aba4-406b-a35c-4ca9b3c4f9bd

343be4c7-d9c0-4297-8edd-e70c17de34ff

84047d95-37b7-46f5-97e1-c7820d756b42

a130f95d-664d-4f5a-a74f-be233101f96a

b40bb86e-001a-4781-9fa3-63e3e503ca44

b41f0572-104c-43c9-a637-bd10f3f97c58

ceba5e30-b332-4c90-82b9-5d67bba7d610

d89ad650-4926-4249-b578-bd67a7ed3a73

da03c82e-5e6a-4efe-9574-5fb255fc92f8

ea97a84c-0680-430e-b2cb-ee8cd1dd28dd

f9685f68-b4f6-4b69-a7c2-8c0eec530d5b