• banner-site-vestibular-2019-1a
  • banner-congresso-2018
  • banner-bradesco








Imprimir

FFCL promove 1º Encontro Profissionais do Futuro

banner profissionais do futuroEvento aconteceu na Escola Capitão Antônio Justino Falleiros sobre carreiras e áreas que podem.

Na quinta-feira, dia 13 de setembro, aconteceu o 1º Encontro de Profissionais do Futuro, promovido pela FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras) na Escola Estadual de Ensino Médio Capitão Antônio Justino Falleiros.

O objetivo foi de atingir cerca de 200 jovens, maioria estudantes inscritos de segundo e terceiro ano do ensino médio. O evento teve cinco etapas, com cinco palestras,que através da pesquisa realizada com os alunos, com levantamento que foram apresentadas carreiras e áreas que desejam e podem seguir. A abertura foi proferida pelo professor da FFCL professor Matheus Tokairin, tendo em seguida o professor Rodrigo Ricardo abordando sobre tecnologias e engenharias, simultaneamente com a aluna Júlia Gomes que tratou “Os desafios da vida universitária”.

“Negócios do futuro” foi o assunto proferido pelo professor Gabryel Sola e finalizando com a Professora Letícia Nicioli, com o tema “Profissões do campo e os novos desafios”. Conforme explicou o professor Matheus, esse projeto foi proposto pela Fundação Educacional, sendo ligado à área de extensão acadêmica. “Pelo contexto que o país está passando, que as fundações, as universidades, elas têm que se aproximar ainda mais, principalmente da escola pública, oferecer esses recursos, para que estes jovens tenham opções, para que a gente possa apoiar a tomada de decisão deles”, explicou o professor responsável pelo projeto. “A Fundação Educacional busca colaborar com o ensino de qualidade em todas as etapas da educação”, argumentou.

De acordo com Tokairin, a entidade mantenedora da FFCL e da Fafram e dos Colégios Nossa Senhora do Carmo-Coc e Liceu Van Gogh-Anglo, defende o processo de construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática. “Isso transita fundamentalmente pela promoção do indivíduo no exercício de sua cidadania plena”, lembrou. “Assim como o ensino e a pesquisa, os projetos de extensão acadêmica estão comprometidos com o desenvolvimento social e econômico da nossa região, que neste projeto específico da escola Justino busca auxiliar os jovens estudantes a compreenderem melhor a importância do estudo para a construção de sua vida e realização de seus sonhos”, comenta o palestrante.

De acordo com a diretora da escola professora Renata Pontes, esse encontro teve seu ponto de partida em agosto, com a presença do diretor da FFCL, professor Doutor Antônio Luís de Oliveira Toca, que dialogou com os alunos, fez a introdução do tema e teve continuidade com o evento. Ainda segundo o professor Matheus Tokairin, o projeto é amplo, embora seja, o primeiro, outros ocorrerão para culminarem com uma Feira de Profissões na escola estadual “É muito importante convidarmos os nossos professores, que têm experiência de mercado e uma excelente formação acadêmica para voltar para a escola pública, compartilhar os conhecimentos, tirar as dúvidas dos estudantes, estimular que essa juventude não desista de cursar uma faculdade e que tenha consciência na escolha da profissão”, completa. Ele informou que os próximos passos do projeto é visitar um conjunto de escolas públicas da região até o final de outubro, tendo o Justino como projeto piloto pela proximidade física e importância que tem para Ituverava. “Uma escola que contribui na formação desses meninos, na tradição que tem pois temos uma grande parte de alunos na FFCL que são do Justino, então temos um compromisso moral de apoiar o máximo possível”, explicou.

O professor e coordenador da Escola Justino, Kleber Gonini Silvestre, um dos organizadores do evento, salientou a importância do assunto abordado, para a vida acadêmica dos alunos. “Eu acho muito interessante as palestras no sentido de todos os alunos resolverem suas angustias e eles terminarem com essa questão de chegar ao final do Ensino Médio e não saberem qual caminho tomar”, salienta o coordenador. “Então nós dividimos pelas áreas de interesse deles e montamos a palestra, com a parceria da FFCL e FAFRAM que nos brindaram com seus professores qualificados para poderem justamente dar a entender aos alunos o quê eles realmente enfrentarão na vida lá fora e também pela faculdade”, comenta Silvestre.

Ele afirmou que a diretora Renata fez o contato com o FFCL e resultou na parceria entre a direção da Escola Justino com a FFCL e a Fafram. “Pretendemos fazer outras, sem dúvidas, justamente para encaminhar esses alunos nossos, especificamente esses que estão saindo, para que eles não fi quem órfãos, para que eles possam ir para uma área que têm interesse, que eles querem muito seguir na vida acadêmica e no trabalho”, finaliza o coordenador da escola.

Imprimir

Alunos de Adm e Contábeis fazem Visita Técnica a Cervejaria Colorado

alunos visita colorado 2018Aconteceu no dia 29 de setembro de 2018, uma visita técnica à fábrica da cervejaria colorado em Ribeirão Preto para que os alunos dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração pudessem conhecer o processo produtivo da cerveja.

Os alunos e professores foram gentilmente recepcionados pela cervejaria onde tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica e todo o seu funcionamento junto ao mestre cervejeiro que trabalha na companhia há 22 anos.

Os alunos participaram também do evento de lançamento da cerveja Okto, nova na linha de produtos da marca. A visita foi organizada pelos professores: Lilian Ribeiro, Ricardo Jordão e pela presidente do diretório acadêmico Géssica Duarte.

IMG 8215

IMG 8240 1

IMG 8255

IMG 8259

WhatsApp Image 2018 09 29 at 10.28.47

 

Imprimir

Semana de Administração e Negócios da FFCL

semanad 2018

Aconteceu de 10 a 15 de setembro a XVII SEMANAD – Semana de Administração e Negócios da FFCL. A semana contou com palestras sobre liderança, minicursos de alto nível e profissionais renomados, feira de negócios e festa de encerramento realizada na chácara do Kadão. Segundo Gabryel Lopes Sola coordenador do curso de Ciências Contábeis o principal objetivo da semana foi proporcionar aos alunos a discussão sobre temas atuais de mercado e da profissão, de organização empresarial e de como montar seu próprio negócio, de exposição dos produtos oferecidos e de como negociar com clientes e apurar resultados com autonomia. A XVII SEMANAD foi um sucesso. Nosso muito obrigado a todos os alunos, expositores, patrocinadores, diretório acadêmico e professores. 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ALBUM DE FOTOS NO FACEBOOK

Imprimir

Fafram e CATI realizam evento em comemoração ao Dia do Agricultor

banner-dia-agricultor-fafram-2018A oitava edição do encontro, aconteceu nas instalações da Fafram e reuniu diversos agricultores da região

Foi celebrado sábado, 28 julho, em todo o Brasil, o Dia do Agricultor. Para marcar a data, a Faculdade Doutor Francisco Maeda (Fafram) em parceria com a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Orlândia, promoveu dia 27 de julho, uma reunião festiva nas dependências da Fafram.

O encontro reuniu pessoas de toda a região, entre elas autoridades e comitivas de agricultores dos 12 municípios que integram a CATI: Ituverava, Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ipuã, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Sales Oliveira e São Joaquim da Barra.

Formaram a mesa-diretora, Paulo César da Luz Leão - diretor regional CATI de Orlândia; Pedro César Galassi - presidente da FEI; Márcio Pereira - diretor da Fafram; Regina Eli de Almeida Pereira - gerente da Central de Recebimento de Embalagens de Ituverava e coordenadora de extensão da Fafram; Alberto de Faria Pereira – secretário de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Ituverava; Antônio Gonçalves Delgado – vice-diretor-executivo da FEI; Guilherme Chavaglia – representando o Sindicato Rural de Ituverava e Dalva Aparecida Pierazo Rodrigues - prefeita de Aramina.

Homenagens

Durante a oitava edição do evento, foram servidos café da manhã e almoço de confraternização, e prestadas homenagens aos agricultores dos municípios integrantes da CATI de Orlândia.

Para a escolha dos homenageados, foram levados em consideração alguns critérios, como: boas práticas agrícolas desenvolvidas durante os anos de 2017 e 2018, e que levam em consideração: conservação de solo, técnicas adequadas de aplicação de defensivos, descarte adequado das embalagens de agrotóxicos, além de preservação do meio ambiente e respeito social.

De Ituverava, foram merecidamente homenageadas a agricultora Ironides Alves da Rocha Barbosa, que tem uma longa história familiar no setor, e a professora Regina Eli de Almeida Pereira, que desenvolve um extraordinário trabalho na Central de Recebimento de Embalagens de Ituverava e coordenadora de extensão da Fafram.

O Chefe da Casa da Agricultura de Ituverava, Leandro Galindo Vitor, fala sobre o evento e as homenagens. “Mais um evento nós da CATI reconhecemos o trabalho incansável, e muitas vezes pouco valorizado pela sociedade, que os produtores rurais realizam gerando emprego e produzindo o alimento que vai à nossa mesa. Ficamos muito felizes com a presença de mais de 200 pessoas de toda a região e com o apoio da Farfram, na pessoa do seu diretor Márcio Pereira. A faculdade é nossa parceira desde o primeiro evento á oitos anos atrás”, afirma.

“Penso que os produtores de Ituverava foram muito bem representados pela nossa homenageada, a pecuarista Ironides Alves da Rocha Barbosa, que dedicou sua vida às atividades rurais e criou sucessores, os filhos Jorge e Thais e o neto Lincoln que seguem seus passos e geram empregos e renda na agropecuária”, elogia Leandro Galindo.

Agradecimento

A agricultora Ironides Alves da Rocha Barbosa agradece a homenagem. “Como cidadã ituveravense, fiquei emocionada e honrada, por ser escolhida para essa linda homenagem no Dia do Agricultor. Agradeço ao engenheiro da Casa da Agricultura Leandro Galindo Vitor e ao CATI, a todas as autoridades e aos valorosos agricultores que se empenham em produzir riquezas para nosso país. Agradeço também a Fafram que nos acolheu na entrega do prêmio, uma faculdade que da suporte para uma agricultura produtiva e consciente com o meio ambiente e que forma profissionais altamente capacitados”, afirma.

A agricultora homenageada Ironides Alves da Rocha Barbosa, 71 anos, é casada com Jorge Machado Barbosa (in memoriam) e são seus filhos Jorge Luís Machado Rodrigues, casado com Silvana Vilela de Sousa Machado e Thaís Elena Machado Barbosa de Almeida, casada com o Dr. José de Almeida Júnior Netos e netos Cíntia Barbosa de Almeida, Lívia Barbosa de Almeida, Marcelle Cirilo Machado, Yasmin Vilela de Sousa Machado e Lincoln Vilela de Sousa Machado


Evento

O diretor da Fafram, Márcio Pereira fala sobre o evento. “Promovemos essa comemoração nos últimos anos, porque é a maneira que a Fafram e os representantes da CATI encontraram para homenagear o homem do campo, que tanto contribui para as boas práticas agrícolas e que está sempre preocupado com a segurança alimentar da população da nossa região”, afirma.

O diretor ressalta a importância social do produtor rural. “Ele é responsável não só pela produção de alimentos saudáveis, mas também pela preservação do meio ambiente e por agregar valores aos produtos que são exportados e que, na realidade, mantém a balança comercial brasileira superavitária”, afirma.

“O setor do agronegócio cresce em média de 12 a 15% ao ano, e isso representa um peso muito grande para a balança comercial do país, além de promover o fornecimento de alimento barato para a população, fazendo com que haja estabilidade social do Brasil”, completa Márcio Pereira, diretor da Fafram.

Produtores homenageados em 2018

Ituverava - Ironides Alves da Rocha Barbosa
Aramina - Donizeti Aparecido de Souza
Buritizal - Carlos Augusto de Oliveira
Guará - Milton de Freitas Moura
Igarapava - Luiz Peres Filho
Ipuã - João Tasinafo
Miguelópolis - Maria Tereza Bento de Queiroz Pereira da Silva
Morro Agudo - Erli Carrijo dos Reis
Nuporanga - Anderson Roberto Peron
Orlândia - Antonio João Dias Leite
Sales Oliveira - Suely Marlene Rodrigues
São Joaquim da Barra - André Adriano Sarri

Fonte: Tribuna de Ituverava

Fotos do Evento

9e98c0f3-2930-4f34-b6b2-486cbfc1b4c9

9f71ec19-5100-49d8-954b-301ed4f72d8e

117cc747-a24b-4d45-a122-42e13d8a2c78

912ab1b3-351a-4ba7-a99a-9bf6e3b3cd78

1960d45c-3a64-484e-93d8-365374d250e2

a5ca60bb-421c-47d7-a2a6-1aad21a978f7

c1f23a8b-8e85-4372-97d3-0bde2ef84031

cfb083e2-49dd-4c34-89a4-a7b542a5eb1e

d06abf76-7128-4aa9-9932-2ea45f6613e6

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Curso de Enfermagem teve importante participação no Dia da Responsabilidade Social da FAFRAM

banner-resp-social-enfermagemFoi desenvolvido, dia 22/09/2018, pelo Curso de Enfermagem da Faculdade Dr. Francisco Maeda, através da orientação e organização de Daniela Sarreta Ignacio (Coordenadora e Profa, doutoranda em Ciências pela USP) uma série de atividades direcionadas a população local de Ituverava, com o intuito de realizar atendimentos e orientações de saúde, bem como sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar de sua saúde, em atendimento ao Dia Nacional da Responsabilidade Social.

Os participantes foram recepcionados pelos alunos do quarto ciclo de Enfermagem com uma mesa atrativa e refrescante com água saborizada, salada de frutas e salada salgada no pote, onde foram promovidas orientações sobre alimentação saudável, com o acompanhamento direto da professora de Nutrição e Dietética do Curso Esp. Fabiana Pereira Tomain.

Um pouco mais adiante havia uma ilha de aferição de pressão arterial e de glicemia, onde a professora Maria Gabriela Rodrigues Gontijo, auxiliada pela Técnica de Enfermagem Alessandra Euzébio Rocha, acompanhavam os alunos do segundo e do oitavo ciclo na realização das medições, juntamente com verificação de peso e altura e forneciam orientações para prevenção e controle não medicamentoso da pressão alta e do diabetes.

Em uma ação transdisciplinar junto com o Curso de Direito e a equipe do CAPS-Viver de Ituverava, realizou-se uma oficina direcionada a identificação de sinais de depressão e orientações com o nome de Depressão e seus impactos sociais, onde foram abordados os sinais e sintomas indicativos de depressão, como e onde buscar ajuda e receberam orientações de como agir ao identificar um parente ou amigo com estas manifestações.

Ainda houve o desenvolvimento de ações de capacitação para realização de ressuscitação cardiopulmonar em boneco próprio, e em um dado momento, os alunos do nono ciclo de enfermagem que participam da Liga de Urgência e Emergência (LUE), orientados pelas professoras Dra. Gabriela Degrande Carrion Moreira e Esp. Andreza Gomes da Silna Nishimoto Maeda, realizaram a simulação realística de um atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória; Esta ação gerou grande impacto nos participantes pois contou com a dramatização dos alunos e também com a participação da Secretaria de Saúde, que liberou uma ambulância para o encerramento da simulação do atendimento.

Encerrando, os alunos do sexto ciclo, orientados pela professora Mestre Fabrine Aguilar jardim, forneceram orientações sobre os cuidados necessários para limpeza e guarda dos brinquedos infantis, explicando como limpar e quais os produtos mais indicados de acordo com a faixa etária de cada criança.

1e5d002a-7f9f-4ba7-965d-902da6a68592

2b9b26a3-c2d8-4793-94b0-9a212625c4ab

369f8e1a-03b0-44cf-a28e-111e26a66dbc

448c77bc-de1c-4c2f-b94a-277c823a5964

b54a41ec-9576-4c19-acad-614bc55d0b67

c7510b1a-b768-4f18-99cc-8138c800b405

d18bae9e-afb4-4320-9d3a-8bbb0f346607

de18895a-6517-41c7-8800-077ceba6de72

e0bec239-f34b-419a-afca-ceff03187dfa

e5b98a2f-336f-4e0d-bf38-475a2b26ebf6

fd71158d-09bd-46c4-8ca5-034fa810f084

Imprimir

FFCL realiza colação de grau de turmas

banner formatura ffcl 2018 2Aconteceu no dia 15 de Agosto, quinta feira, no Salão Nobre da Fundação Educacional de Ituverava a Colação de Grau das turmas de Pós - graduação em Educação Especial: Deficiência Intelectual, Pedagogia Presencial e EAD , Letras e Biologia. O Evento contou com a participação do corpo docente da FFCL, bem como o Diretor da FFCL Antonio Luís de Oliveira, a secretária da FFCL Vilma de Lima Barreto, o diretor Executivo da FE – Roberto Inácio Barbosa e o Superintendente Luís Olavo Alves, além de amigos e parentes dos formandos. Nossos Parabéns a todos os formandos com orgulho e satisfação por fazermos parte dessas histórias de sucesso.

 

 

 

39745212 1847474435289250 8991522117304451072 n

 

39746403 1847474638622563 5405548012275499008 o

 

39786045 1847475018622525 6476406414276296704 n

 

39807977 1847475005289193 8881161223236747264 n

 

39864466 1847475128622514 5431618407927644160 n

 

39869110 1847475058622521 3229268854823714816 n

 

39891778 1847474748622552 3885910436020748288 n

 

39939165 1847474735289220 9093480762556022784 n

 

Imprimir

Aluna da Fafram desenvolve trabalho com Vigilância em Saúde de Ituverava

banner-Carolina-Scorsato

A aluna Ana Carolina Scorsato do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Dr. Francisco

Maeda (Fafram) desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em parceria com o setor de Vigilância em Saúde do município de Ituverava, sob orientação do docente Dr. Cleber Jacob Silva de Paula e da Especialista Jéssica Cristina Caretta Teixeira. O TCC intitulado como “Censo Populacional de Cães e Gatos Domiciliados do Município de Ituverava/ SP”, foi avaliado pelos docentes Mestre Sérgio Renato Macedo Chicote e Especialista Vânia Moyzes Cheibub Vieira. Na ocasião, o trabalho foi apreciado pelo vice-prefeito, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, pela Coordenadora do Bem Estar Animal, Camila Mario Gorricho, e pelo Secretário da Fazenda, Alberto de Faria Pereira. Na ocasião, a aluna recebeu nota máxima pelo trabalho.

O trabalho desenvolvido consistiu em avaliar o censo populacional levantado no ano de 2017, no qual foi instituída uma comissão para sua estruturação. A comissão é formada pelo docente Dr. Cleber Jacob Silva de Paula, pela Coordenadora do Bem Estar Animal, Camila Mario Gorricho, pela Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Jéssica Cristina Caretta Teixeira, pelo Secretário da Fazenda Alberto de Faria Pereira, e pelo representante do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, João Gilberto Rey. Posteriormente, o censo foi aplicado em todos os bairros e distritos pelos agentes de endemias. Ao todo, foram aplicados 11.293 questionários, com 34 perguntas abertas, algumas com as opções sim e não, dividida em dois blocos, com duas subdivisões em cada: cães (macho e fêmea) e gatos (macho e fêmea), no qual foram coletadas informações referente a espécie, sexo, idade, porte, vermifugação, vacinação, castração acesso à rua e interesse em castração. O vice-prefeito, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, falou sobre o trabalho. “Em nome da prefeita Adriana e de todos os ituveravenses, quero agradecer e parabenizar o trabalho da aluna Ana Carolina Scorsato. Fiquei muito feliz com o resultado do trabalho e também do quanto essa pesquisa pode contribuir com o trabalho da Vigilância em Saúde. Parabéns à aluna e a todos envolvidos”, declara Dr. Alcides. A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado falou do trabalho. “Infelizmente, por conta de compromissos firmados anteriormente, não pude estar presente na apresentação desse trabalho, mas fiquei muito satisfeita com o resultado e com a iniciativa da aluna. Parabéns, Ana Carolina, e muito sucesso em sua carreira”, ressalta a prefeita.

Fonte: Jornal O progresso