• banner-vestibular-2018








Imprimir

FE inaugura laboratórios dos cursos de engenharia

Na ocasião, a instituição homenageou diversas pessoas, dando o nome delas a alas da FFCL e da Fafram

banner inauguracao labs engenhariasA diretoria da Fundação Educacional de Ituverava realizou na última quarta-feira, 20 de dezembro, a solenidade de inauguração de quatro laboratórios e um galpão para aulas práticas de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL). O complexo recebeu o nome do empresário Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”).

No mesmo dia, a FE fez uma série de homenagens, dar nome à Biblioteca da FFCL, que passou a se chamar Antônio Marino Geraldo Neppelenbroek; Biblioteca da Fafram, que foi denominada Dorival da Silva Pereira; Hospital Veterinário da Fafram, que agora é Hospital Veterinário Carlos Fernando Rossato); Centro de Saúde, passou a se chamar Romeu Barbosa; Centro de Vivência I, passou a se chamar Antônio Gonçalves Delgado; Centro de Vivência II, passou a se chamar José Antônio Jabur “Dodô”) e Casa do Diretor, que foi denominada de Paulo César da Luz Leão.

As solenidades foram prestigiadas por diversos membros da diretoria da Fundação Educacional de Ituverava. Além dos homenageados, estiveram presentes o presidente da FE, César Luiz Mendonça; o vice-presidente, Pedro César Galassi; o diretor-executivo, Roberto Inácio Barbosa; o tesoureiro, Seandro Duarte Esteve; o diretor da Fafram, Márcio Pereira e o diretor da FFCL, Antônio Luís de Oliveira (“Toca”). Também estiveram na solenidade familiares dos homenageados e convidados.

Investimento
Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, o presidente da Fundação Educacional de Ituverava, César Luiz Mendonça, fala sobre as obras. “Para a FE, inaugurar os laboratórios para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) representa uma grande conquista”, afirma.

“Com um espaço de cerca de 450 metros quadrados, os laboratórios tiveram um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, entre a construção e a aquisição de equipamentos, que são os mais modernos”, ressalta Mendonça.

Presidente da FE fala sobre ensino de qualidade e homenagens prestadas
Segundo o presidente, os laboratórios provam o compromisso da instituição em oferecer um ensino cada vez melhor. “Agora, os alunos terão aulas práticas de qualidade muito mais elevada e o reflexo será a formação de profissionais cada vez mais preparados para um mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo”, observa.

“Acreditamos que com os novos laboratórios haverá uma procura muito maior para os cursos de Engenharia. Situação parecida aconteceu quando inauguramos o Hospital Veterinário da Fafram. Desde então, a procura pelo curso tem sido muito maior”, destaca o presidente da Fundação Educacional de Ituverava, César Luiz Mendonça.

Homenagens
O presidente da FE ainda fala sobre as homenagens. “São pessoas que sempre contribuíram muito com a Fundação Educacional de Ituverava, atuando ativamente na diretoria, para que conseguíssemos muitas conquistas ao longo dos anos. Motivo pelo qual, denominamos alguns importantes setores da FFCL e da Fafram com seus nomes”, destaca.

César Luiz Mendonça anunciou alguns dos projetos para 2017. “Acabamos de promover um grande investimento para aprimorar nossos cursos. Porém, temos a consciência que instituições de ensino devem fazer investimentos constantes, motivo pelo qual faremos novas melhorias, inclusive tentaremos instalar novos cursos, se eles se mostrarem viáveis para as instituições”, completa.

Aparelhos disponíveis nos laboratórios

Máquina tridimensional – Mitutoyo
Máquina de tração – Panambra
Projetor de perfil – Mitutoyo
Mesa de desempeno – Mitutoyo
Durômetro
CNC com comando Siemens
Torno G-CNC6150 comando GSK
Furadeira Radial Diplomat
Compressor 150l profissional
Serra/Franho
Solda Mig/Mag – Bambozzi
Balança
Circuito Elétrico de Teste
Colchão de ar velocidade média
Turbina Peolten
Dispositivo de Reynolds
Robótica Lego
Lab. de materiais de construção

Fonte: Tribuna de Ituverava