• banner-vestibular-fe-2017-2








Imprimir

O Curso de Enfermagem realizou a III SEENF

O Curso de Enfermagem realizou a III SEENF (Terceira Semana Acadêmica de Enfermagem) na Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda).

banner-semana-enfermagem-2017-smallO evento, no entanto, teve início na segunda-feira, dia oito, quando aconteceu a abertura oficial com as presenças do diretor da Faculdade, professor Doutor Márcio Pereira, o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Alcides Antônio Maciel Júnior, que também representou a prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado, o coordenador da Vigilância Sanitária Cléber Jacob de Paula, a administradora da Santa Casa, Cláudia Maria Carreira Frata e a coordenadora do curso Professora Mestre Daniela Sarreta Ignácio.

No mesmo dia, porém, iniciou o ciclo de palestras com a presença da gestora em saúde Jéssica Bizinoto, que abordou tema “Gerenciamento da Enfermagem e o trabalho em equipe.”

Na sequência, terça foi a vez da especialista em obstetrícia Heloísa Ferreira Nogueira que falou sobre “Assistência ao parto: novos desafios”; na quarta, o assunto foi “Desenvolvimento de Pesquisa em Enfermagem”, com a Doutora em Enfermagem Beatriz Maria Jorge; na quinta o assunto foi “A experiência do enfermeiro na gestão de secretarias municipais de saúde” e pelas especialistas em saúde pública e gestoras clínicas Juliana Sarreta e Beatris Lenita da Silva Hauck.

Ontem sexta-feira, dia 12 de maio, a palestra foi “Mercado de Trabalho para enfermagem, experiências com insumos e tecnologias”, pela Professora Doutora pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) Silmara Elaine Malagute Toffano.

Hoje, no encerramento, acontece Mini Curso: Primeiro Socorros com Sargento Reformado do Corpo de Bombeiros, professor físico do curso de Bombeiro Civil e técnico em Segurança, Cássio Ivan Silva Goulart.

Origem e importância

A Semana da Enfermagem é um evento de caráter mundial, e está vinculada ao dia do nascimento da Enfermeira Florence Nightingale, pioneira da Enfermagem Moderna, ocorrido em 12 de maio.

Há, também, no dia 20 de maio a comemoração do Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem, que foi associado ao aniversário de morte da Pioneira da Enfermagem Brasileira, a Enfermeira Ana Neri. Em nosso país o dia do enfermeiro foi instituído pelo decreto 2.956 de 1.938, onde se estabeleceu homenagens a memória de Ana Neri.

Segundo a Associação Americana de Enfermagem (ANA) define-se a Enfermagem como a arte e ciência por considerar que o objetivo principal do trabalho da Enfermagem é o cuidado para com os problemas reais de saúde do indivíduo, família ou comunidade, através de ações interdependentes e com suporte técnico-científico para o planejamento e a execução do cuidado, além de educar para a saúde, prevenir doenças e surtos no desenvolvimento de um trabalho conjunto com outros profissionais, ao mesmo tempo que se assegura o cuidado exclusivo e de qualidade com o indivíduo, do nascimento a sua terminalidade. Em toda esta ação há a humanização do cuidado, o que exige deste profissional a sensibilidade para lidar com as dores e o contexto em que se desenvolve a doença e seus significados.

A Faculdade Dr. Francisco Maeda enquanto instituição de ensino que prioriza a formação de profissionais de excelência, aliado a responsabilidade social, incentiva ações de reconhecimento e valorização profissional através de atividades de capacitação e qualificação abertas à sociedade; Seu Diretor, Professor Doutor Márcio Pereira, em parceria com o Diretório Acadêmico “Professor Dr. Sérgio Macedo Chicote” e a Coordenadora do Curso de Enfermagem estão promovendo a III Semana da Enfermagem da Fafram.

Nesta III edição da Semana de Enfermagem da Fafram a proposta é conhecer novas áreas de atuação profissional do enfermeiro, apresentando a todos, e também aos alunos do Curso de Enfermagem desta instituição, as diferentes possibilidades de inserção no mercado de trabalho para o Enfermeiro.

A coordenadora do Curso de Enfermagem, Professora Mestre Daniela Sarreta Ignácio, reforça que “tanto o Enfermeiro quanto os demais profissionais que compõem a equipe de enfermagem, são essenciais para um atendimento seguro e de qualidade na saúde, independente da área de atuação”.

O profissional de enfermagem é o “guardião” das pessoas com necessidades assistenciais em saúde, seja no educar para a saúde, na orientação, nos cuidados diretos, dando apoio ou amparo, agindo para a prevenção de doenças ou na promoção da saúde e até mesmo no desenvolvimento de novos produtos para a saúde ou no aprimoramento técnico e científico desta profissão.

Fonte: Jornal O Progresso

DSCN1513

DSCN1519

 IMG 8447