Imprimir

G.A.A. Gestão do Acervo Acadêmico - FE/FFCL

Vivemos cercados de informações em múltiplas formas e provenientes de várias origens e meios. Esta pluralidade exige que criemos estratégias para transformar dados em informação e organizá-las e gerenciá-las de maneira segura e de rápida  recuperação.

O G.A.A. da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL)  é composto pelo conjunto de documentos ligados às atividades acadêmicas produzidos e recebidos na instituição; responsável pela captura, organização, manutenção, guarda, conservação, fácil acesso e pronta consulta do Acervo Acadêmico (AA). A sua estrutura é definida pela  Portaria N° 1.224 de 13 de dezembro de 2013 para atender os órgãos reguladores, nas atividades de regulação, avaliação e supervisão pelo MEC. 

Depositário do Acervo Acadêmico

Nomeada junto ao Ministério da Educação, como Depositário do Acervo Acadêmico, a colaboradora/bibliotecária Vera Mariza Chaud de Paula, é responsável pela guarda e conservação do Acervo Acadêmico da FFCL, que nos termos da Portaria Normativa nº 1.224/2013, instituiu procedimentos em consonância com as normas constantes no Código de Classificação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (art.16 da LDB – sistema federal de ensino compreende: [...] II- as Instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada) e na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo (Anexo I) que estabelece os prazos de guarda, destinações finais e demais observações pertinentes ao tema. O Acervo Acadêmico poderá ser consultado a qualquer tempo pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). 

Plano de Ação:

O gerenciamento do AA preza pelo atendimento eficiente, eficaz  e ético das demandas dos órgãos governamentais, bem como às necessidades internas da instituição. Dessa forma, o Plano de Ação fica assim definido: (1)  construção de  um prédio para abrigar os documentos e gerir as operações técnicas; (2) organização e triagem dos documentos; (3) definição das políticas de arquivamento e tramitação dos documentos;  (4) instalação e customização do sistema de gerenciamento e fluxo dos dados (DSpace); (5) aquisição de computadores e copiadoras (scanner); (6) digitalização; (7) arquivamento. 

Comissão Permanente de Avaliação de Documentos: Vilma de Lima Barreto; Alessandra Pereira Nascimento; Antônio Luís de Oliveira.

Colaboradores: Felipe S. Teixeira; Daniel de Oliveira Caliman; Marcelo Antônio Gonçalves.