• banner-site-vestibular-2019-1a
  • banner-bradesco








Fique Sabendo

Imprimir

Dia Nacional da Responsabilidade Social na FAFRAM

Realizado no último sábado, 22 de Setembro, o Dia da Responsabilidade Social, promovido pela Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram). 

Foram realizada diversas atividades oferecidas gratuitamente pela instituição de ensino.

banner-resp-social-2018

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ALBUM DE FOTOS NO FACEBOOK

 

Imprimir

8ª Cavalgada Solidária da Fafram será no dia 29

noticia-cavalgada-2018

A saída está prevista para às 8h, no antigo posto Ceamel (entrada da cidade)

Está marcada para o próximo dia 29 de setembro, a 8º Cavalgada Solidária da Fafram, que está sendo organizada pela Faculdade Dr. Francisco Maeda, por meio dos Diretórios Acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária.

A saída está prevista para às 8h, no antigo posto Ceamel (entrada da cidade). Os cavaleiros deverão passar por vários locais, como as Avenidas Dr. Soares de Oliveira e Dr. Paulo Borges de Oliveira.
Depois, o grupo segue para o Centro de Vivência da Fafram, onde será recepcionado para um almoço com a tradicional Queima do Alho, com música ao vivo. Todos os inscritos poderão participar do almoço.

O valor do ingresso é R$ 35 incluindo uma camiseta, e R$ 20 apenas o ingresso, que pode ser adquirido na secretaria da Fafram.

De acordo com o diretor da Fafram, Márcio Pereira, que é um dos organizadores do evento, a cavalgada, que já se tornou uma tradição em Ituverava, tem como objetivo reunir pessoas que gostam da atividade e promover a confraternização entre elas. “Buscamos principalmente realizar a arrecadação de produtos não perecíveis, seja em forma de cesta básica, materiais de limpeza, que serão doados posteriormente às entidades do município”, destaca.

Avaliação

“Após o evento, a comissão organizadora, que é composta pela direção da Fafram, pelos diretórios acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária e pelos responsáveis técnicos do curso de Medicina Veterinária, se reúne para fazer uma avalição do evento e determinar a destinação dos produtos arrecadados”, observa.

“Acho importante manter essa tradição da nossa região, que envolve a prática de um esporte antigo e resgatar as suas origens. Esperamos mais uma vez contar com o apoio da população. Após percorrermos a cidade, nos reuniremos no Centro de Vivência da Fafram, para a tradicional Queima do Alho, bater papo, trocar ideias e discutir questão atuais do agronegócio”, completa Márcio Pereira.

Imprimir

Cerimônia de Encerramento 1º Convênio APEX-Brasil Fundação Educacional de Ituverava – Projeto PEIEX

banner evento peiexNo dia 11 de Setembro de 2018 foi realizado no salão nobre da Fundação Educacional de Ituverava Campus I-FFCL, o evento de encerramento do 1º Convênio APEX-Brasil juntamente com a Fundação Educacional de Ituverava para apresentação dos resultados de atendimento referente ao Núcleo Operacional PEIEX/ Ituverava, bem como uma palestra ministrada pelo Sr. Gilson Spanemberg da APEX-Brasil, que falou sobre as ações de promoção comercial e dos projetos setoriais, além de assuntos relacionados com a competitividade. As apresentações dos resultados foram feitos pelo Sr. Tiago Terra da coordenação de competitividade da APEX-Brasil e Gestor PEIEX dos Núcleos Operacionais em todo Estado de São Paulo e pelo Sr. Rodrigo Ricardo monitor extensionista do PEIEX Núcleo Operacional de Ituverava. O evento contou com a participação de autoridades locais, empresários que participaram do PEIEX, com o presidente da Fundação Educacional de Ituverava Sr. Pedro César Galassi, o coordenador do PEIEX-Ituverava e diretor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava-FFCL Prof. Dr. Antônio Luis de Oliveira e os membros da equipe que compôs o núcleo operacional de Ituverava (Monitores, técnicos e estagiários).

DSC08707

DSC08723

DSC08725

DSC08730

DSC08733

Benefícios do Projeto

O projeto teve início no dia 1º de Outubro de 2016 e pode proporcionar às 192 empresas participantes em 23 municípios que o Núcleo Operacional de Ituverava atuou, melhorias consideráveis na sua gestão, bem como a promoção de uma cultura exportadora em cada uma delas. Ao longo do projeto foram realizadas cinco oficinas de competitividade que são treinamentos em temas específicos relacionados ao comércio exterior e também a Primeira Ação de Exportação que reuniu empresas potencialmente compradoras (Tradings e Comerciais Exportadoras) e vendedoras (Empresas atendidas pelo PEIEX Ituverava/SP) de diferentes setores e teve basicamente dois objetivos:

  • Preparar as empresas para apresentar e negociar seus produtos junto a trades e compradores internacionais e;
  • Estimular as exportações de micro, pequenas e médias empresas atendidas pelo programa.

As tradings participantes fizeram uma avaliação da maturidade das empresas participantes e estas puderam analisar seus pontos vulneráveis em uma negociação. Participaram ao todo 35 empresas de diferentes segmentos e cidades da região. Todas de forma gratuita!

Resultados do Projeto

O Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) Núcleo Operacional de Ituverava, completou o ciclo de dois anos com 192 empresas atendidas e 921 ações de melhorias implantadas. As organizações receberam visitas e orientações dos técnicos extensionistas para atuarem no mercado internacional. Participaram do programa empresas de vários portes e diversos segmentos da economia da região sempre buscando atender as premissas do projeto de modo a melhorar consideravelmente a gestão de cada uma delas.

Benefícios para a Fundação Educacional de Ituverava

O PEIEX por ser um projeto de extensão que tem dentre alguns objetivos o de promover o desenvolvimento regional, pode através destes dois anos, aproximar a comunidade acadêmica através da Fundação Educacional de Ituverava do meio empresarial havendo uma troca significativa de experiência proporcionando um aumento de conhecimento para ambos. Durante o projeto, estudantes da FFCL atuaram na equipe técnica do projeto como estagiários o que pode proporcionar a eles os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado.

FFCL E A APEX BRASIL

Em Agosto de 2016, a Apex-Brasil Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos ligada ao ministério das relações exteriores, assinou convênio com a Fundação Educacional de Ituverava, através da FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava), para execução do PEIEX - Projeto Extensão Industrial Exportadora.

O QUE É O PEIEX?

O PEIEX - Projeto Extensão Industrial Exportadora que tem por objetivo qualificar e incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora por meio da implantação de melhorias gerenciais e inovações tecnológicas nas empresas.

Os objetivos da APEX-BRASIL são:

  • PROMOVER A EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BRASILEIROS
  • ATRAIR INVESTIMENTOS EXTERNOS PARA O BRASIL
Imprimir

4ª Semana da Engenharia Civil

banner 4 semana academica eng civil

Vem aí a 4ª semana da engenharia civil de 15 a 19 de outubro no campus da FFCL. A semana contará com um novo formato, muitas novidades, cursos diferenciados para atender as necessidades de cada semestre e palestrantes renomados que vão garantir o sucesso do evento. Faça sua inscrição e pagamento dentro do prazo de 10 a 24 de Setembro e ganhe uma camiseta do evento, bloco de anotações, caneta e chaveiro personalizado. Você não pode perder!

Link: www.eventos.feituverava.com.br

Formas de Pagamento

Boleto

O boleto gerado pelo site não será recebido na Fundação Educacional de Ituverava.

Cartão (crédito)

Será aceito pagamento por cartão de crédito, desde que a inscrição já tenha sido feita pelo site. O pagamento com cartão de crédito será realizado apenas por telefone (3729-9058 – Marcelo Reis).

Atrações

Palestrantes

- Segunda-feira (15/10)

1º Palestrante

1 galindo

Nome: Leandro Galindo Vitor

Formação Acadêmica: 
• Graduado em Engenharia Agronômica e em Engenharia de Segurança e Saúde do Trabalho pela Faculdade Doutor Francisco Maeda (FAFRAM).

Atuação Profissional: 
• Chefe da Casa da Agricultura de Ituverava.
• Inspetor-chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP).
• Presidente da Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Ituverava (AEAAI).
• Sócio-fundador da empresa Agrix- Assessoria Ambiental e Planejamento Agropecuário.

Tema da Palestra: Ética profissional.


2º Palestrante

2 chust

Nome: Roberto Chust Carvalho

Formação Acadêmica: 
• Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1973).
• Mestre em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP, 1985).
• Doutor em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP, 1994).

Atuação Profissional: 
• Professor associado da Universidade Federal de São Carlos. 
• Atua principalmente nos temas de concreto armado e protendido, estruturas pré-moldadas, projeto e análise de estruturas, pontes e lajes alveolares protendidas. 
• Autor dos livros Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado, volumes 1 e 2.

Tema da Palestra: Novas utilizações do concreto armado e protendido.


Terça-feira (16/10)

3 Dalma

Nome: Jônatas D’Alma Costa Santos

Formação Acadêmica: 
• Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP, 2013).
• Especialista em Gestão Pública com ênfase em Projetos (FGV, 2018).
• Pós-graduando em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia (IPOG).

Atuação Profissional: 
• Analista em Infraestrutura de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT.

Tema da Palestra: Gestão de obras rodoviárias.


Quarta-feira (17/10)

4 bertolino

Nome: Renato Bertolino Júnior

Formação Acadêmica
• Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins (EEL, 1977).
• Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1984).
• Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP, 1989).
• Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP, 1998).

Atuação Profissional: 
• Professor titular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 
• Atua principalmente nos temas de Estruturas de aço, análise estrutural e detalhamento de estruturas.

Tema da Palestra: Inovações tecnológicas nas estruturas metálicas.


2º Palestrante

Nome: Marcelo Fernandes

Formação Acadêmica
• Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 1992).
Atuação Profissional: 
• Fundador da empresa MMC Construções Metálicas.

Tema da Palestra: Estruturas metálicas.


Quinta-feira (18/10)

5 teodoro

Nome: Rodrigo Teodoro

Formação Acadêmica: 
• Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Pontifícia Católica de Goiás (PUC-Goiás, 2012).
• Mestre em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2016), na área de concentração de Construção Civil com ênfase em Materiais e Durabilidade das Estruturas de Concreto.

Atuação Profissional: 
• Professor do curso de Engenharia Civil na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCL).
• Sócio das empresas Gilenge Engenharia e QuiConcreto. 
• Atua em projetos, consultorias, inspeções e perícias em estruturas de concreto e edificações.

Tema da Palestra: Corrosão de armaduras em concreto armado.


Minicursos – Sexta-feira (19/10)

2º Semestre (1º ano)

6 matheus

Nome: João Matheus de Oliveira Silveira

Formação Acadêmica: 
• Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina. (UEL, 2005).
• Mestre em Ciências pela Universidade de Franca (UNIFRAN, 2009).
• Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade de Franca (UNIFRAN, 2011).

Atuação Profissional: 
• Professor na Universidade de Franca (UNIFRAN) e na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCL).
• Atua principalmente nos seguintes temas: emaranhamento, entropia linear, entropia generalizada, negatividade, entropia condicional e propriedades magnéticas da matéria.

Tema do minicurso: Métodos computacionais aplicados à Engenharia.


4º Semestre (2º ano)

7 angelim
Nome: Wallison Angelim Medeiros

Formação Acadêmica: 
• Graduado Engenharia Civil (UNINOVAFAPI, 2015).
• Especialista em Estruturas de Concreto e Fundações (UNICID, 2016).
• Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR, 2018).
• Doutorando em Sistemas Estruturais e Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Atuação Profissional: 
• Professor Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCL).
• Membro do Comitê de Normas ABNT em Alvenaria Estrutural. 
• Projetista Estrutural. 
• Pesquisador do tema Alvenaria Estrutural em Situação de Incêndio nas universidades UFSCar e Unicamp.

Tema do minicurso: Ensino de comportamento de estruturas com FTool.


6° Semestre (3º ano)

8 lozano
Nome: Lucas Henrique Lozano Dourado de Matos

Formação Acadêmica: 
• Graduado em Engenharia Civil pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa (FIRB, 2016).
• Mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
• Especialização, em andamento, na modalidade MBA em Gestão de Projetos (PECEGE-ESALQ/USP).

Atuação Profissional: 
• Pesquisador nos temas relacionados à produção e tecnologia do concreto e construção civil.

Tema do minicurso: Patologia das Estruturas de Concreto.


8º Semestre (4º ano)

5 teodoro
Nome: Rodrigo Teodoro

Formação Acadêmica: 
• Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Pontifícia Católica de Goiás (PUC-Goiás, 2012).
• Mestre em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2016), na área de concentração de Construção Civil com ênfase em Materiais e Durabilidade das Estruturas de Concreto.

Atuação Profissional: 
• Professor do curso de Engenharia Civil na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCL).
• Sócio das empresas Gilenge Engenharia e QuiConcreto. 
• Atua em projetos, consultorias, inspeções e perícias em estruturas de concreto e edificações.

Tema do minicurso: Introdução ao dimensionamento de estruturas de concreto armado por meio do software AltoQi Eberick.


10º Semestre (5º ano)

10 batista
Nome: Paulo Henrique Batista Canevaroli

Formação Acadêmica: 
• Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP,2011).
• Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2014).
• Mestre em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
• Certificação PMP - Project Management Professional (PMI, Estados Unidos, 2017).

Atuação Profissional: 
• Professor do curso de Engenharia Civil na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCL).
• Professor titular do Centro Universitário de Bebedouro.
• Sócio-diretor da empresa Tékhton Soluções em Engenharia.

Tema do minicurso: Planejamento e controle de obras com MS- Project.


Horários e Locais

horarios palestras

Observação: Não será permitida a entrada de alunos após a tolerância de atraso (15 minutos).