• banner-site-vestibular-2019-1a
  • banner-bradesco








Imprimir

Livro “Construindo Saberes e Práticas Pedagógicas: experiências do PIBID/FFCL é composto por 21 artigos

banner livro pibidUm grupo de professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, lançou terça-feira, 18 de setembro, o livro “Construindo Saberes e Práticas Pedagógicas: experiências do PIBID/FFCL (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência”.

A obra foi organizada pelos professores coordenadores de cada subprojeto do PIBID, atuantes nos cursos de graduação da FFCL: Ana Maria Ribeiro Tanajura Jabur, professora do curso de História; Lisângela Aparecida Guiraldelli, professora do curso de Letras e Pedagogia; Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade, professora do curso de Pedagogia; Maria Madalena Gracioli, professora do curso de Pedagogia; Marcelo dos Santos Fernandes, professor do curso de Biologia; Márcio Andreza dos Reis, professor do curso de História, e Priscila Alvarenga Cardoso Gimenez, professora do curso de Pedagogia.

O lançamento foi no campus I (FFCL), com a presença dos autores, professores e alunos da FFCL, além de professores das escolas da Rede Pública de Ituverava. Também participaram do evento, a secretária da Educação de Ituverava, Benedita Maria Barbosa Paschoim (“Fia”), representantes da direção e funcionários da FFCL.

O livro é o resultado do programa PIBID/FFCL), que foi desenvolvido no período de 2013 a 2018, administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, (CAPES), do Governo Federal. O programa foi encerrado em março deste ano, e durante o período de sua realização, teve como coordenação institucional, a professora Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade.
O PIBID é um programa de valorização dos futuros docentes durante o processo de formação. O programa contemplava a atuação de estudantes dos cursos de graduação (Pedagogia, História, Letras, Matemática e Biologia) diretamente nas escolas de Educação Básica de Ituverava, por meio do desenvolvimento de projetos pedagógicos, coordenados por professores da FFCL e supervisionados pelos professores das escolas de Educação Básica.

Obra

O livro é composto por 21 artigos de autoria dos coordenadores de área, bolsistas de iniciação à docência e supervisores dos subprojetos de Biologia, História, Interdisciplinar, Letras e Pedagogia. Cada artigo apresenta particularidades da área de conhecimento das licenciaturas, articulando teorias às experiências didático-pedagógicas aplicadas em sala de aula.

“Os relatos das atividades revelam vivências desenvolvidas resultantes de estudos, reflexões e interlocuções entre a teoria e a prática pedagógica, as quais foram transformadas em saberes teóricos, pedagógicos e experimentais necessários à formação docente, possibilitando ainda, a introdução de novas metodologias de ensino no cotidiano escolar”, disse a coordenadora do PIBID na FFCL, Lucimary. “A iniciativa do livro surgiu da necessidade de socializarmos o trabalho pedagógico que foi desenvolvido nas escolas, com a introdução de novas metodologias de ensino, o que contribuiu positivamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das escolas públicas e na formação docente dos licenciandos da FFCL”, afirma.

Distribuição

Os exemplares foram oferecidos aos autores, a Secretaria da Educação de Ituverava e à Biblioteca da FFCL. “Foram produzidos poucos exemplares, em razão do custo elevado e da verba disponível para editoração, prevista no plano de atividades enviado à (CAPES)”, observa a professora Lucimary Bernabé.

A obra será lançada também em forma de e-book (formato digital) disponibilizando todo o conteúdo online, visando impulsionar a sua divulgação.

pibid lancamento do livro 2018 4