• banner-site-vestibular-2019-1a
  • banner-bradesco








Imprimir

Ituverava poderá ter incubadora de empresas

A iniciativa é da Fundação Educacional de Ituverava, Supera Incubadora e ACII

banner incubadora

Solenidade de assinatura do convênio

Nos últimos anos, o termo empreendedorismo ganhou força em todo o país. Isso porque através de várias ideias, muitas pessoas têm se tornado donas de seus próprios negócios, além de gerarem empregos e contribuírem com a economia.

Nas instituições de ensino, o empreendedorismo tem sido muito incentivado e, em Ituverava, município considerado um Polo Regional de Ensino, a situação não poderia ser diferente.

Pensando nisso, na última semana, a Fundação Educacional de Ituverava, a Supera Incubadora (de Ribeirão Preto) e a Associação Comercial e Industrial de Ituverava (ACII) assinaram convênio para implantar uma incubadora de empresas na cidade. 
Assinaram o documento o presidente da FE, Pedro César Galassi; o gerente da Supera e professor do curso de Administração da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), Eduardo Cicconi; o presidente da ACII, Vicente Paulo Vieira; o diretor da FFCL, Antônio Luís de Oliveira (“Toca”) e empresários de Ituverava e região, entre outras autoridades.

Projeto

O gerente da Supera fala sobre o projeto. “O objetivo é a implantação de uma incubadora de empresas em Ituverava, que será gerida por um corpo técnico da FFCL, com o objetivo de incentivar a criação de novas empresas e, com isso, contribuir para a geração de empregos, de renda, melhora na dinâmica da economia regional”, afirma Eduardo Cicconi.

Edital

Ainda segundo ele, nas próximas semanas será publicado o edital para seleção de projetos. “Esse edital trará todas as exigências que serão levadas em conta no momento de selecionar os projetos que farão parte da incubadora”, explica.

“Os empreendedores selecionados se instalarão em uma área física, com todo o suporte da equipe da incubadora, para transformarem suas ideias em negócio e se estruturarem para que possam crescer e se desenvolver. Após essa etapa, as empresas deixarão a área da incubadora e se mudam para algum prédio comercial”, diz. Cicconi ainda lembra que o projeto não é exclusivo para alunos da FFCL, embora eles também possam participar. “Todas as pessoas com alguma ideia de negócio e que se enquadrem aos critérios que serão definidos no edital podem concorrer e, caso selecionados, poderão ser auxiliados para criar sua própria empresa”, destaca.

Supera

A Supera Incubadora, uma das âncoras do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, recebe startups e promove a integração delas com empresas brasileiras consolidadas e empresas internacionais de base tecnológica.

Também oferece apoio para a criação de novos negócios, disponibiliza infraestrutura básica para o empreendimento, assessoria, capacitação e networking.

O principal objetivo é fornecer as ferramentas e soluções para a criação, desenvolvimento e aprimoramento de empresas, no que se refere aos aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos.

Desenvolvimento

O resultado obtido pode ser visto no desenvolvimento socioeconômico de Ribeirão Preto e região, através da criação de novas oportunidades de trabalho, na expansão das áreas tecnológicas e na aceleração de startups no Brasil. “Atualmente a incubadora conta com 75 empresas e funciona através de uma parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Preto e a Universidade de São Paulo (USP). Desde o início, em 2003, passaram pela incubadora mais de 300 projetos, sendo que alguns deles já se tornaram empresas de médio e grande porte”, enfatiza. “A incubadora gera 380 empregos diretos e, no ano passado, as empresas geraram cerca de R$ 2 milhões em impostos, incluindo os municipais, estaduais e federais”, completa o gerente da Supera Eduardo Cicconi.

Incubadora de empresas é uma oportunidade da cidade crescer

Sede da Supera em Ribeirão Preto

Matéria da Tribuna de Ituverava, mostrou dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que apontam que Ituverava foi o município da microrregião a obter o pior índice de geração de empregos ao longo de 2018. O município registrou uma queda de 81 vagas no mercado de trabalho em 2018. Na microrregião, o único resultado próximo ao de Ituverava foi o de Miguelópolis, onde houve déficit de 72 empregos.

Na ocasião, o jornal cobrou do Poder Público e da sociedade que refletissem sobre meios de gerar empregos na cidade, pois, caso contrário, Ituverava permanecerá estagnada enquanto assiste aos municípios da região crescerem vertiginosamente. Portanto, o projeto de uma incubadora de empregos na cidade merece o apoio das autoridades constituídas e toda a comunidade, pois é o momento que o país se prepara para crescer e, Ituverava não pode ficar de fora desta oportunidade.

Desenvolvimento

O presidente da Fundação Educacional de Ituverava, Pedro César Galassi fala sobre o projeto. “A FGE tem uma grande preocupação com o desenvolvimento econômico e social do município de Ituverava. A implantação de uma incubadora de empresa, eu não tenho dúvida, será um novo marco na mudança do nosso perfil econômico, demonstrando que o nosso município pode, em período relativamente curto, apresentar novas formas de geração de emprego. Convidamos a todos os interessados para participar deste edital, que será lançado ainda no mês de março”, afirma o Pedrinho.

Apoio da FFCL

“A incubadora é um projeto que tem sido discutido a vários anos nos Conselhos da FFCL. Acreditamos que a nossa Instituição tenha capacidade técnica de encabeçar um projeto que trará muitos benefícios para a cidade e região. Este modelo de incubadora tem sido um sucesso em várias cidades do Estado de São Paulo”, observa o direto da FFCL, Antônio Luís de Oliveira (“Toca”).

Entusiasmo

O presidente da ACII, Vicente Paulo Vieira também está entusiasmado com a incubadora de empresas. “É de suma importância para a economia de Ituverava a implantação de uma incubadora de empresas. Através desse projeto a cidade terá um excelente suporte para as pequenas empresas que já existem no mercado, como também vai oferecer suporte e iniciativa ao empreendedor que esteja com uma ideia de negócio e precisa de orientação profissional”, afirma. “Gostaria de parabenizar a Fundação Educacional de Ituverava pela iniciativa que trará muitos benefícios à classe empresarial, que será um fator importante para o fortalecimento da economia e geração de empregos no município”, observa o residente ACII.

Fonte: Jornal o Progresso

Imprimir

Solenidades de Formatura dos Cursos da FFCL

banner formatura ffcl 2019 1Nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (FFCL), promoveu no Centro de Eventos e Poliesportivo Prof. Alexandre Miguel Bueno, as solenidades de formatura dos seus cursos de Ensino Superior.

No dia 16, foi realizada a cerimônia de colação de grau das turmas de Ciências Biológicas, História, letras e Pedagogia presencial e EAD; no dia 17 foi o dia dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e no dia 18 dos alunos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. A festa das Engenharias ficou a cargo da Oficina de Eventos e aconteceu no dia 19, sábado, no Ituverava Tênis Clube. A FFCL junto a FE agradeça a participação de todos os formandos bem como a de deus familiares e professores.

Imprimir

Programa de Inscrição para Concessão de Bolsas de Estudo para o Curso de Enfermagem Padrão

banner-bolsa-enfermagem

O Presidente da Fundação Educacional de Ituverava, no uso das atribuições legais que lhe confere o Estatuto vigente da Instituição, torna público o cronograma referente ao Programa de Bolsa de Estudos da mantida "Faculdade Doutor Francisco Maeda" FAFRAM, para 35 (trinta e cinco) vagas no Curso de Enfermagem Padrão.

EDITAL COMPLETO

 

Instruções para alunos requerentes de Bolsa de Estudo parcial, para o curso de ENFERMAGEM PADRÃO.


Será concedido desconto de 50% para todos os alunos que tiverem concluído o ensino médio e portarem diploma de curso técnico em enfermagem.

Obs. : É importante observar sobre o ensino médio, pois existem muitas pessoas que não fizeram o colegial.

Será necessário o preenchimento do requerimento de bolsa on line, que estará disponível a partir de Segunda-feira (11/02) apenas para o curso de enfermagem,

a fim de reunir documentos e diploma. Nesta ação está inclusa a isenção da matrícula, podendo diluir os meses de janeiro e Fevereiro em 10X no cartão.

Segue os detalhes:

1° - O aluno deverá fazer a prova agendada para ingresso no curso (Redação) – FAFRAM

2° - Fazer a matrícula no curso (isenção da taxa de inscrição) - FAFRAM

3° - Instruir o aluno a preencher o requerimento de bolsa on line no site da FE - FAFRAM

4° - Assistente Social dará o parecer e aprovação

5° - No dia do início das aulas, será aplicada uma prova seletiva para todos os alunos - FAFRAM

Imprimir

Edital sobre a concessão de bolsa de estudos a alunos

banner-edital-bolsas-dez-2018

O Sr. PEDRO CÉSAR GALASSI,  presidente da “FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA”, em aditamento ao edital nº 01/2018, de 03 de outubro de 2018, publicado na imprensa local no dia 05 do mesmo mês e ano, que dispôs sobre a concessão de bolsa de estudos a alunos de baixa renda, no uso de suas atribuições legais e estatutárias.

EDITAL COMPLETO

Imprimir

Aula Magna do curso de Direito 2019

banner-aula-magna-direito-2019

No último dia 13 de fevereiro de 2019, aconteceu nas dependências da FFCL à aula de abertura do Curso de Direito. Na ocasião, estiveram presentes alunos, ex-alunos, professores e advogados, que por sinal foram prestigiados com uma grande palestra Ministrada pela Dra. Eliana Nogueira, Juíza do Trabalho da Cidade de Franca.

Diogo Augusto, presidente do Diretório Acadêmico, destaca que: "Foi uma alegria muito grande acolher a juíza em nosso meio, sobretudo pelo seu grande conhecimento e pela sua belíssima atuação nas questões sociais. Ademais, para nós foi um grande presente, pois de fato, a agenda da Dra. Eliana é cheia de compromissos". Para abrilhantar o evento ela trouxe como tema: "A reforma trabalhista: Uma nova justiça do trabalho?". Sem dúvida alguma foi uma noite muito rica para os participantes, que, por sinal, contaram com um grande publico participante.

O Diretório Acadêmico do Curso de Direito por meio de sua diretoria cultural, tem promovido palestras uma ou duas vezes ao mês voltado para âmbito prático das atividades jurídicas. "Desde o princípio, o Diretório teve como foco o meio acadêmico, sobretudo levando em consideração a necessidade de destaque no mercado de trabalho. Além disso, como é de conhecimento, prezamos muito pela qualidade do ensino. Ouvindo as reinvindicações de muitos alunos, optamos pelo investimento no setor acadêmico", destaca Paulo Sérgio, Vice Presidente do Diretório Acadêmico. Desse modo, Diogo Augusto conclui dizendo: "No que depender de nós, continuaremos investindo recursos e tempo para que muitos de nossos colegas e alunos sejam prestigiados com grandes palestras e inúmeras possibilidades na área do conhecimento".

Imprimir

Cronograma do Prouni 2019/1

banner prouni

Inscrições abertas do dia 29/01/19 até 01/02/19 pelo site http://siteprouni.mec.gov.br

Resultado Primeira Chamada: 04/02/19

Segunda Chamada: 18/02/19

 

Comprovação da documentação na Instituição de Ensino

Primeira chamada: 04/02/19 a 12/02/19

Segunda chamada: 18/02/19 a 25/02/19

Fonte: http://siteprouni.mec.gov.br/

Imprimir

Alunos dos cursos de engenharia mecânica e de produção realizaram uma visita técnica na industria Busa.

banner eng visita busa

Alunos dos cursos de engenharia mecânica e de produção realizaram uma visita técnica, na noite de terça-feira (30 ), nas instalações da Industria Busa, em Guará-SP.

Na visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os processos de fabricação de uma usina de beneficiamento de algodão. Toda atividade foi conduzida pelo Sr. Busa, presidente da empresa.

Os professores Evaldo, Sachetto e Mombuca acompanharam os alunos nessa importante atividade extraclasse.

5a6df5a3 18da 4c97 ba66 9bece68a1cb4

158c4b67 dad4 4d0c 845c 813180ee90d3