• banner-site-fe








Imprimir

Alunos em visita à EXPOMAFE - 2019

banner expomafeNo dia 11 de Maio os alunos dos Cursos de Engenharia Mecânica, Produção e civil da FFCL e da FAJOB de São Joaquim da Barra participaram da 2º EXPOMAFE — Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, realizada de 7 a 11 de maio no São Paulo Expo, que se tornou um verdadeiro sucesso e se consolidou como o maior evento do setor na América Latina com a presença de 55.000 visitantes. Foram mais de 750 marcas expositoras nacionais e internacionais que apresentaram em um espaço com mais de 55.000 m² de exposição seus lançamentos e principais produtos. A EXPOMAFE é uma grande plataforma de negócios que proporciona novas oportunidades para expositores e visitantes. A próxima edição acontecerá em 2021, de 04 a 08 de maio, no São Paulo Expo.

O que os alunos puderam vivenciar na EXPOMAFE?

• Acessórios: Dispositivos e Componentes
• Controle de Qualidade: Integrado à Fabricação e Medição
• Automação Industrial, Robótica, e Integração de Células de Manufatura.
• Equipamentos Hidráulicos e Pneumáticos, Válvulas, Bombas e Compressores.
• Equipamentos para Movimentação e Armazenagem
• Ferramentas
• Manuais e de Corte
• Máquinas e Equipamentos Diversos e Acessórios para setor metalomecânico.
• Máquinas-ferramenta
• Soldagem e Corte
• Manufatura Aditiva, Prototipagem e Impressoras 3D.

IMG 20190511 WA0027

Imprimir

FAFRAM leva alunos da Agronomia ao Dia de Campo da Fundação Procafé

banner-cafe

O Dia de Campo da Fundação Procafé, é tradicional evento de difusão de tecnologia e inovação na cultura cafeeira, apresentando resultados da pesquisa cafeeira para toda cadeia produtiva do setor.

O evento conta com o apoio de instituições, cooperativas e empresas privadas ligadas ao setor. É realizado numa Fazenda Experimental de Franca, SP, onde recepciona produtores rurais, profissionais, estudantes, empresários e representantes comerciais que compõem o agronegócio café.

A FAFRAM participa há 4 anos do evento, com a participação dos alunos do 2º e 8º semestre da Agronomia e neste ano com alunos Associados do GECAF (Grupo de Estudos em Cafeicultura da FAFRAM), onde os alunos aprimoram conhecimentos da área e estão em contato com empresas.

O evento possibilitou o encontro de vários ex-alunos da Instituição, que hoje se encontram em posições consolidadas no Mercado de Trabalho.

20190509 130955
Alunos do 2º e 8º semestre da Agronomia e Associados do GECAF

20190509 163554
Profa. Lívia e Ex-alunos da FAFRAM

20190509 170131
Profa. Lívia e Ex-alunos da FAFRAM

Imprimir

Alunos de Engenharia Civil visitaram a FEICON BITIMAT 2019

banner batmat

No dia 12 de Abril de 2019 os alunos do curso de Engenharia Civil da FFCL de Ituverava acompanhados pela professora: Tainara Cristina Ávila visitaram a 25º edição da FEICON BITIMAT -2019.

O evento é o único da América Latina que proporciona uma visão completa do mix de setores da construção civil e arquitetura em um só lugar, proporcionando aos alunos um rico conteúdo, inovação, negócios e bons relacionamentos que são de forma efetiva os pilares que norteiam as experiências do evento.

A FEICON é uma referência por ser considerada uma plataforma de conhecimento e inovação para seus milhares de visitantes.

Uma vasta exposição e uma variedade de experiências, com foco em negócios, conteúdo, inovação e relacionamento que fazem com que a FEICON BATIMAT seja o início do calendário da Construção Civil no país.

A FEICON é a primeira e a última palavra em arquitetura e construção civil, o evento consegue reunir, marcas, pessoas, distribuidores, engenheiros, empresas de venda por atacado, arquitetos, entre outros.

Com a mistura de todos estes profissionais, a FEICON busca integrar e tornar a construção civil cada vez melhor no Brasil e ela abrange diversos setores, dentre eles: Aquecimento e Refrigeração do Ambiente, Área externa e Lazer, Automação e Segurança, Elétrica e Iluminação, Fechadura, Ferragens e Cadeados, Fundação e Estrutura, Hidráulica, Máquinas, Ferramentas e Equipamentos para Construção, Portas, Janelas e Acessórios, Produtos para Cozinhas e Banheiros, Revestimentos, Sistemas Construtivos, Serviços Profissionais e TI, Teto e Cobertura, Tintas, Vernizes e Acessórios.

Para os alunos da FFCL foi sem dúvidas uma experiência riquíssima.

batimat

Imprimir

FFCL auxilia contribuintes na Declaração do Imposto de Renda

contabilidade ffcl irpf

NAF, do curso de Ciências Contábeis, atua em Plantão Fiscal em parceria com a Receita Federal.

Os alunos de Ciências Contábeis da FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras) de Ituverava, já estão realizando atendimento em Plantão Fiscal para auxiliar contribuintes na Declaração do Imposto de Renda 2019, durante os meses de março e abril. De acordo com o Professor Especialista José Augusto de Oliveira Fonseca, Coordenador NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) os atendimentos ocorrem exclusivamente aos sábados das 08:30 às 12:00 horas.

Os serviços e as ações do NAF e são totalmente gratuitos. “Com apoio técnico da Receita Federal do Brasil, o atendimento é voltado para a consultoria e entrega de declarações simplificadas aos contribuintes de baixa renda para Pessoa Física 2019, ano-base 2018”, informa o professor. Ele lembra que a declaração é obrigatória ao contribuinte que recebeu mais de R$ 28.559,70 de renda tributável no ano passado.

São seus Membros o Professor Especialista José Augusto de Oliveira Fonseca – Coordenador NAF/FFCL e o estudante Emiliano Secco Nascimento Silveira, Estagiário do Curso de Ciências Contábeis da FFCL Para participar, é necessário comparecer ao atendimento NAF FFCL no Campus I da Fundação Educacional de Ituverava, na Rua Cel. Flauzino Barbosa Sandoval, 1259 Cidade Universitária – Ituverava- SP.

Fonte: Jornal O Progresso

Imprimir

Alunos de Administração e Ciências Contábeis Visita a Fábrica da Natura

banner visita natura 2019No dia 24/04/19 os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FFCL realizaram uma visita técnica ao maior centro de distribuição de cosméticos da América Latina a Natura NASP. Na visita os alunos conseguiram visualizar "in loco" os conceitos aprendidos em sala de aula: distribuição de produtos, logística e relacionamento com clientes. Os alunos também realizaram uma visita cultural ao Farol Santander, localizado no centro de São Paulo e onde são realizadas diversas exposições. O prédio dispõe de andares com a história do banco em São Paulo e também conta com um mirante com vista panorâmica da cidade. A visita foi organizada e acompanhada pela Profa. Lilian Ribeiro de Oliveira e pela aluna e funcionária Gabriela Aparecida Ferreira Barbosa do 7º semestre de administração.

IMG 9830

IMG 9840

IMG 9855

IMG 9861

IMG 9866

IMG 9870

IMG 9872

Imprimir

Curso básico de ultrassonografia abdominal em pequenos animais.

curso-medvet-utrasonografia

De 31 de maio a 02 de junho. Carga horária 20h. 12 vagas.

4ef22c8e-a162-41aa-8462-4ce7a4ff68bc

Imprimir

Consultora de treinamento ACII e Fafram promovem curso na cidade

banner-curso-empilhadeira

A RL Consultoria e Treinamento em Segurança do Trabalho em parceria com ACII – (Associação Comercial Industrial de Ituverava) e FAFRAM – (Faculdade Doutor Francisco Maeda) vão promover nos dias 6 e 7 de Abril, curso de Operador de Empilhadeira. O curso já é realizado em Ituverava pela RL Consultoria e Treinamentos há três anos, e oferece aos participantes a oportunidade de inclusão no mercado de trabalho, com um certificado de reconhecimento em todo o território nacional.

São aulas teóricas e práticas de maquinário, com capacitação profissional adequada, aperfeiçoamento das habilidades de manuseio e toda a parte de segurança para a operação da empilhadeira dentro de uma empresa, de acordo com a norma regulamentadora 11 (Transporte e Movimentação de Cargas).

Capacitação

O instrutor Ronaldo Lima explica que o profissional que será qualificado e capacitado terá todo domínio do equipamento de trabalho. “O operador de empilhadeira é a função designada ao profissional que trabalha com o equipamento seja qual for o modelo de empilhadeira utilizado como: gasolina, álcool, diesel, elétrica ou a gás, à profissão é regulamentada como qualquer outra, sendo uma profissão no qual requer muito selo e atenção do profissional da área” observa.

Ele também fala sobre os deveres do profissional de operador de empilhadeira. “Ele deve ser hábil e zelar pelo equipamento de trabalho, afinal a empilhadeira é um grande investimento para as empresas. Também é sua função zelar pelo material que será transportado”, ressalta Ronaldo Lima.

Áreas de segurança

O Curso de Empilhadeira abrange rigorosamente as áreas da segurança do trabalho e, que, segundo o instrutor, é muito importante formar profissionais habilitados para operar o maquinário, que zelem pela sua segurança e a dos demais companheiros de trabalho. “É importante ressaltar que a metodologia da capacitação oferece uma profissionalização de qualidade para entrar no mercado de trabalho.

Hoje a RL Consultoria e Treinamentos de Segurança do Trabalho trabalha com treinamentos de máquinas pesadas há mais de 10 anos, oferecendo curso rico de conhecimentos que abrange toda a parte dos maquinários até suas situações reais onde os profissionais enfrentam dificuldades no dia a dia.

Acidentes

A ocorrência de acidentes é constante sem o preparo adequado, principalmente no caso do operador de empilhadeira. Este fator causa prejuízos incalculáveis às empresas que contratam esses profissionais, e também ariscando a vida de outros trabalhadores ao seu redor.

“A metodologia usada na aula prática traz ao participante a oportunidade de aprender na prática a habilidade e o conhecimento adquiridos durante o curso, em obstáculos criados para que se sintam dentro de uma empresa, trabalhando com a uma empilhadeira. É bom lembra que, os alunos estão sempre acompanhados pelo instrutor em todas as atividades com a empilhadeira”, observa o instrutor.

Maiores Informações e inscrições pelos telefones: (16) 3830-8900 /(16) 98172-3494 / (16) 99998-3676.

Fonte: Tribuna de Ituverava