• banner-vestibular-2020
  • banner-forme-facil3








Fique Sabendo

Imprimir

Apex-Brasil e FE firmam nova parceria

banner apex2

A Fundação Educacional de Ituverava (FE) foi novamente escolhida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para sediar o Programa de Qualifi cação para Exportação (PEIEX) na região de Ituverava/Franca, que, ao longo dos próximos dois anos, qualificará 150 empresas para exportarem seus produtos.

O gestor de projetos da Apex-Brasil e do PEIEX no Estado de São Paulo, Rafael Porto de Freitas, esteve na FE na quarta-feira, dia 18, quando concedeu entrevista sobre o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil. Ele explicou que, na região de Ituverava e Franca, serão qualificadas 150 empresas no período de setembro de 2019 até setembro de 2021, com objetivo de realizar diagnósticos da gestão e posteriormente implantar um plano de trabalho e a elaboração de um plano de exportação para todas as empresas atendidas. “Por meio do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX – a Apex-Brasil proporciona às empresas a oportunidade de qualificação com o objetivo de torná-las aptas a realizar primeira exportação ou a diversificação de mercados.

As empresas passam a integrar a base de empresas da Agência e podem vir a usufruir de outras oportunidades, dentre elas: participar de missões, feiras, rodadas de negócios, projeto vendedor e projeto comprador, ingressar nos Projetos Setoriais”, acrescentou o gestor. A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

O acesso ao programa é feito via contato da Fundação Educacional ou via e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . “As empresas devem ter produtos ou serviço exportáveis e a equipe técnica, por meio da metodologia do PEIEX, avaliará se esta empresa está apta a entrar nas ações de comércio exterior neste momento”, comentou Freitas. “O objetivo é, para quem não exporta, tentar realizar a primeira exportação e estar apto, seguro, ter preço definido, noção de mercado e, para quem já exporta, tentar aumentar o faturamento e diversifi car mercado”, adianta o gestor. “A Fundação Educacional de Ituverava já foi nossa parceira no biênio 2016/2017, cumpriu com excelência o projeto anterior. A gente abriu nova prospecção e a instituição cumpriu todos os requisitos da Apex-Brasil para ser parceira, por isso fizemos um novo convênio”,comentou Freitas.

Para ele, o fato de estar no interior de uma instituição de ensino contribui para o desenvolvimento do programa e também favorece os alunos das faculdades mantidas pela FE Ituverava. “Os cursos contribuem porque professores da Fundação podem, de maneira gratuita, realizar treinamentos para as empresas, o projeto não tem custo algum para as empresas e o apoio de uma instituição e ensino é fundamental neste processo de levar conhecimento e aprimoramento para as empresas”, ressaltou. “Os alunos são beneficiados, temos algumas bolsas que são voltadas para os estudantes e já temos bolsistas aqui, e indiretamente as palestras e eventos estão disponíveis para eles também”, completou.

Para o diretor da FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) de Ituverava, professor Doutor Antônio Luís de Oliveira “Toca”, a presença do PEIEX no campus da FE contribui para o ambiente estudantil e pode favorecer as empresas da região que têm potencial para exportação e aumentar a produção e consequentemente a geração de empregos nas cidades. “Ituverava mais uma vez é privilegiada em sediar este programa, esperamos que as empresas da região e principalmente as locais possam ser favorecidas com o programa de qualifi cação que tem a credibilidade da Apex-Brasil”, destacou o diretor.